The True Cost: qual o verdadeiro custo da moda?

Sabe documentário ‘tapa na cara’? Eis um deles. The True Cost nos apresenta de forma clara e muito objetiva o impacto causado no mundo, graças ao consumo desenfreado de moda. Inclusive, se falta algum empurrão para que você resolva mudar de vida e adotar o consumo consciente como uma nova filosofia, The True Cost vai resolver o seu problema.

Andrew Morgan, diretor do longa, levanta questões importantes sobre o mercado atual da moda: o que está por trás da produção de uma camiseta de US$5,00? Existe outra forma de se fazer moda? O que há de tão democrático na venda de peças de baixo custo?

Logo no início do documentário, Andrew narra nunca ter se envolvido em questões do mundo da moda, até que em 2013 ele se deparou com a notícia do colapso de uma fábrica de roupas em Dhaka, Bangladesh, que matou mais de 1.000 pessoas e deixou outras milhares de vítimas gravemente feridas.

Não foi só Andrew que se viu comovido com o desastre de Rana Plaza. A tragédia ajudou a chamar a atenção para os muitos problemas da indústria da moda, que até então nunca haviam sido questionados.

Os olhos do mundo estão se abrindo, e eu acredito que a história está nos dando este momento para escolher um caminho melhor. O progresso humano se move para a frente quando aqueles que têm uma voz a usa em nome daqueles que não o fazem. Ele caminha para a frente quando um momento é aproveitado ao invés de ignorado. E ele certamente se move quando decidimos que o lucro de alguns nunca deve vir da exploração dos outros. Eu espero com todo meu coração que este filme sirva como um passo necessário para alcançar este progresso.

Diante de tantas questões, o documentário reúne depoimentos de diversas pessoas envolvidas na produção da moda, desde trabalhadores de fábrica que chegam a receber US$2,00 por dia de trabalho, passando por fazendeiros de algodão e até economistas que argumentam contra ou a favor do sistema atual.
O filme faz duras críticas em especial às grandes redes de fast fashion que seguem alimentando um sistema injusto e reforçando condições precárias de trabalho em países em desenvolvimento.
Portanto, vale a reflexão: quanto vale a moda para você?

Comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s