Sta. Spalla, a criativa marca que mistura couro e madeira em suas criações

Foi em Canoas, Porto Alegre, que Pâmela e Antônio começaram a pensar em uma marca que caminhasse na contramão da indústria da moda, harmonizando meios de produção e recursos naturais.

Assim nasceu a Sta. Spalla, marca slow fashion “pautada pelos princípios da consciência e responsabilidade”, como explica Pâmela. A dupla utiliza madeira de origem legal, vinda de fornecedores fiscalizados pelo Ibama. Além disso, o couro que utilizam já existe na indústria, seja aquele couro feito para compensar falhas de produção ou o couro nunca retirado de cortumes pelo cliente que fez a encomenda.

editorial-sta-spalla-couro-madeira

Foto: Divulgação/Rodrigo W. Blum

Vale ressaltar que a marca firmou uma parceria com a Iniciativa Verde, ong dedicada ao reflorestamento de áreas nativas degradadas. Com isso, a cada 10 bolsas vendidas, a marca assumi o plantio de 1 árvore.

Inspirada pela iniciativa da marca, resolvi bater um papo breve com a dupla e a entrevista você confere logo abaixo:

editorial-sta-spalla-couro-madeira

Foto: Divulgação/Rodrigo W. Blum

GRL PWR: Quem são vocês e de onde surgiu a ideia de criar a Sta. Spalla?

Somos um casal, Antonio e Pâmela, e moramos em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre. Temos formação em design e jornalismo, respectivamente. Até criarmos a marca, em agosto do ano passado, não nos imaginávamos trabalhando com moda. Nosso propósito sempre foi contribuir para uma sociedade mais justa, correta e que respeitasse o ambiente. A Sta. Spalla foi o caminho que encontramos para isso; uma forma de agir não apenas por nós mesmos, como também pelos outros e por tudo que está ao nosso redor.

Pensamos em um modelo de negócio pautado pelos princípios de consciência e responsabilidade. A partir disso, chegamos ao conceito da marca. Queríamos uma marca forte, com identidade única e, ao mesmo tempo, que incentivasse as pessoas a questionar o modus operandi da indústria da moda, que mostrasse a elas outras possibilidades de consumo. Com isso em mente, somamos nossas habilidades e nossos repertórios e construímos a Sta. Spalla.

Começamos ressignificando capas de banco de carro que eram descartadas. Nossas primeiras bolsas foram feitas com essa matéria-prima, com o tecido que não servia mais ao fim original, mas estava em perfeitas condições para seguir adiante em outra forma. Em fevereiro agora, passamos às de couro e madeira, uma combinação que se mostrou tão inusitada quanto assertiva.

GRL PWR: Como veio a ideia de misturar couro e madeira em suas criações?

Pâmela: O Antonio sempre foi apegado à madeira e a tudo que ela representa – uma matéria-prima rica em significado, força e voz. Inspirado no pai (outro admirador), ele começou a construir móveis, a conhecer técnicas e equipamentos. Quando criamos a marca, com as bolsas de tecido, as pessoas nos perguntaram se iríamos trabalhar com couro. Então, lancei a ideia: que tal se a gente unisse a madeira, que é parte da nossa identidade, ao couro, que atende à demanda do público? Deu certo.

GRL PWR: Onde buscam inspiração na hora de criar?

Nossa primeira inspiração é o propósito de ser uma marca consciente. Temos isso bem claro em tudo que nos propomos a criar. Outra coisa que nos inspira é a imaginação. Pensamos em uma realidade não tão distante, em que a moda tenha sido reconhecida como verdadeiramente responsável, e nos perguntamos: o que as pessoas usariam? Esse é nosso ponto de partida.

editorial-sta-spalla-couro-madeira

Foto: Divulgação/Rodrigo W. Blum

GRL PWR: Para vocês, o que é ser uma marca de moda sustentável nos dias de hoje?

Direto ao ponto: desafio e oportunidade. Desafio porque nós, enquanto sociedade, ainda estamos em um momento de transição para o que alguns pesquisadores chamam de capitalismo consciente, e isso requer adaptação. Oportunidade porque, como marca, temos a chance de mostrar para as pessoas que uma moda mais responsável é possível.

GRL PWR: Qual o futuro da Sta. Spalla?

Temos planos de crescimento, que incluem a contratação de funcionários e a ampliação de pontos de venda. Também estamos trabalhando em novos modelos e pensando em como aumentar nosso engajamento com causas solidárias. O que vier será bem-vindo.

Gostou e quer saber mais? Acesse o site da marca: www.staspalla.com.br
Compre on-line: The Concept // Shop Oak
Venda presencial: Shop Oak
Rua Francisco Ferrer, 441 | Sala 204
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
Atendimento com horário marcado
Histórias na Garagem
Rua Félix da Cunha, 1167
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
Horário de atendimento
– de segunda a sábado: 10h às 19h
– domingo: 14h às 19h

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s