Por onde a gente começa?

Posso começar me apresentando formalmente: sou Ludmila, 27 anos, mulher, branca, hétero, escorpiana, feminista (esse bicho papão que muitos falam mal e poucos sabem realmente o que é), ultimamente mais budista que católica, Maranhense, moradora do Rio de Janeiro, arquiteta que flerta com as letras, com o lúdico e a poesia… Poderia ficar o dia inteiro tentando me decifrar para vocês. Mas não é de mim que vim falar.

No decorrer desse mês aconteceram tantos fatos absurdo-fantasiosos que eu tenho que perguntar: por onde a gente começa?

Teve escritora violentada no Uber, jovem ejaculada no ônibus, garota atropelada e estuprada… Tiveram crianças, adolescentes, solteiras e casadas, abusadas, xingadas, violentadas sem sabermos de nada porque a) nosso país não conversa sobre isso, b) a mídia não investiga e escancara isso, c) nossos digníssimos políticos e magistrados não nos protegem disso. Então, em meio a toda essa bagunça, esse tapa, esse sangue que a gente sente como se fosse da gente porque de fato pode ser (!), daqui a dois minutos, três dias, cinco meses… Em casa, na rua, no metrô, no trabalho, na festa, na igreja… Eu pergunto, como que pega fôlego e força e começa?

O que significa ser mulher? Ter um corpo de mulher? Andar na rua como mulher? Ocupar a cidade como mulher?

Ocupar a cidade como mulher. É por aqui que quero começar. Como a segurança da sua cidade afeta seu dia a dia? Sua rotina? Seus caminhos e desvios? O meio de transporte que usa? As ruas por onde passa? As roupas que escolhe usar?

Vou usar esse espaço para discutir justamente isso, como nós, mulheres, ocupamos a cidade e como elas nos acolhem, nos reprimem, nos libertam, nos repudiam. Sim, tudo ao mesmo tempo e agora.

O caminho é longo, são milhares de tópicos e lutas dentro de um assunto só. E mais do que saber por onde começar, faço um convite a vocês porque acredito que somente juntas poderemos mudar algo. Vem comigo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: